Perdidoem Israel - Trecho 240

 



17 de setembro de 2024


Por fim, uma ação criativa e incomum nas manchetes de hoje. O que é fato: os pagers, antigos aparelhos de comunicação não rastreáveis, são usados, com inteligência, na comunicação entre os membros do grupo terroristas Hezbolá. Hoje, de um modo inesperado, milhares deles explodiram simultânemente, provocando um número (que só saberemos mais tarde) de terroristas mortos e, nas contas do grupo que comanda o Líbano, feriram ao menos 2800 pessoas, mais de 800 em estado grave. As imagens divulgadas são quase engraçadas. Num mercado qualquer, possuidores de pagers começam a explodir como pipocas entre circunstantes aos quais não acontece nada. Só.
Vou entrar no perigoso campo da ficção. A inteligência de Israel, é claro, já sabia do uso dos pagers, porque deve ter recolhido vários deles nos diversos ataques que têm feito (e levado). Suponho que, neste momento, entra em campo um cientista de fartas melenas e olhar enlouquecido que começa a estudá-los. Não sei (nem mesmo como ficcionista) o que esse fulano descobriu. Algo no campo das frequências, das energias eletromagnéticas ou ultracósmicas.
Eureca! O gênio aloprado mostra ao governo de Israel que é possível fazer as pequenas engenhocas explodirem num momento qualquer. E, sabe-se lá como, nesse 17 de setembro, decidiram-se por fazer um teste. Pum! Pum e pum! No Líbano todo (ou seria apenas em alguma região circunscrita), os diabólicos aparelhos explodem do nada, como se tivessem ganho vida própria.
É a revolta dos vermes malditos. O lado bom equivale ao lado ruim da façanha. Primeiro, revela quantos líderes do Hezbolá possui (ou possuia). Depois, por ser incisivo como uma cirurgia à laser, atinge apenas os que se beneficiavam do tal gadget inviolável.
Além das mortes, um dos lados é severamente humilhado; o outro se regozija de sua incomparável façanha. Se não fosse tão trágica, dir-se-ia que essa guerra infinita teve uma pausa cômica no dia de hoje. Pior: como h á de se comunicar o grupo xiita a partir de agora? Os desdobramentos vêm por aí. E, por via das dúvidas não use pagers nem coma pipocas por algum tempo.

Próximo trecho 241

Comentários