Perdido em Israel - Trecho 208



19 de julho de 2024

Fiquei pensando sobre algumas noções que o dia de hoje nos passou. Enquanto um erro ou um ataque cibernético tirou bancos e companhias aéreas de suas operações, vi indicação específica do Doutor Dráusio Varela sobre as qualidades de um medicamento capaz de aliviar as dores neuropáticas. Por fim, também soube que um míssil iemenita do grupo terrorista houtí acertou um apartamento em Tel-Aviv, matando um homem comum.
Reparem que a isso se chamam Invasões Bárbaras (refiro-me ao filme canadense de Denys Arcand, feito em 2003, sobre o comportamento de uma pessoa sob ataque de um câncer fatal, obra essencial em sua sensibilidade).
Volto aos casos, todos distintos em essência. Na questão do erro cibernético, algum nerd há de decifrá-lo e consertá-lo. Mas já causou – e seguirá causando – problemas para milhões de pessoas que não tiveram acesso às suas contas bancárias, passageiros que perderam suas conexões e, em outro sentido, conexões que se desfizeram para sempre.
Mencionando o doutor Dráusio Varella, sua credibilidade sem tamanho origina-se do fato de que jamais indica medicamentos.E, no entanto, eu mesmo o vi, fazendo loas a determinado produto num filme do instagram. Era ele mesmo. A voz era dele. As palavras eram proferidas por ele e senti, até, um certo constrangimento ao vê-lo, sempre sereno, mas vendido ao Capeta.
Mais tarde, investigando fontes doutas, descobri que qualquer pessoa podia ter dito o que ele disse, utilizando-se de Inteligência Artificial, invadido-me como um bárbaro.
O míssil de Tel-Aviv foi uma invasão ainda mais sinistra. A distância entre Sana’a (capital do Iêmen) e a maior cidade de Israel é de 2509 quilômetros. Ficou provado que qualquer grupo terrorista, equipado com um míssil adequado pode matar quem quiser, quando e onde preferir.
Além da óbvia constatação de que os limites da guerra são flexíveis como um estilingue, também se pode inventar pessoas que inventam o que quiserem - e outras que comprometem a vida cotidiana por incúria ou imprecisão.
Nesse exato momento, você está sofrendo uma invasão bárbara. Queira ou não queira.


 

Comentários