Perdido em Israel - Trecho 189
23 de junho de 2024
Vocês já ouviram falar do Daguestão? É ums repúbica russa bastante grande, na região do Cáucaso e à beira do Mar Cáspio e nenhuma outra área da Rússia tem região tanta variedade étnica. A maioria de sua população, contudo, observa o islamismo.
Para que seja mais fácil sua localização fica ao sul da Calmíquia, famosa por ter os únicos camelos indo-europeus do mundo. A Calmíquia ganhou relevância no mundo porque é, há décadas, um grande centro enxadrístico. Um de seus líderes, que afirmam ter sido um grande-mestre de xadrês organizou, em sua pátria, ordenou que todos os seus habitantes patricassem o “esporte”e organizou a primeira Olimpíada Internacional de Xadrês no final do século passado.
Para que servem essas informações? Ora: apenas para enriquecer seus conhecimentos gerais e para informar que, de acordo com os jornais israelenses, uma sinagoga em Makhatchkala, sua capital foi atacada nesse domingo e do ataque resultaram sete judeus mortos ou feridos.
Soou-me esquisito que a guerra tenha chegado até lá e fui verificar, na imprensa internacional, que o Daguestão sofreu um ataque brutal, que vitimou templos religiosos de várias origens e tirou a vítima de soldados da polícia local.
Ou seja: a imprensa israelense trupicou no exagero e na má informação, visto que não há, até agora, nenhuma relação entre a guerra em andamento e o episódio caucasiano. E digo mais: o silêncio cairá como uma cortina sobre o atentado mencionado.
A Rússia já se pronunciou: foi obra de terroristas e serão averiguadas. Polnaya ostanovkova! – que significa “ponto final”, na Rússia, na Calmúquia e no Daguestão.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário.