Perdido em Israel - Trecho 111




Dia de reis.

trecho 115. Dia de reis
Também foi por essas areias que, segundo a tradição, três reis, que também eram magos, e provinham do Oriente vieram visitar o recém-nascido Jesus de Nazaré, uma data celebrada, sobretudo, por cristãos ortodoxos de várias origens.
Neste ano, nada de festividades locais. Israel segue fechado como uma tartaruga assustada.
Pelo crescimento exponencial de notícias sobe o conflito, adivinho que (como sempre, no dia dos Reis) as festas de fim de ano foram encerradas e os jornalistas que passaram o período em família, estão de volta, como um batalhão de alto-falantes de carga renovada dando mais volume aos acontecimentos.
A história dos reis magos é tão precisa quanto a tradição oral vinda de mais de dois mil anos atrás. Mas sabe-se que não eram
Pelo crescimento exponencial de notícias sobe o conflito, adivinho q ue (como sempre, no dia dos Reis) as festas de fim de ano foram encerradas e os jornalistas que passaram o período em família, estão de volta, como um batalhão de alto-falantes de carga renovada dando mais volume aos acontecimentos.
A história dos reis magos é tão precisa quanto a tradição oral vinda de mais de dois mil anos atrás. Mas sabe-se que não eram reis, nem magos. Belchior, que veio da Europa, Gaspar, da Ásia e Baltazar, da África são tidos como três sábios. Sabe-se que eram estudiosos, provavelmente místicos e astrônomos que vieram saudar Jesus como o salvador dos povos, inclusive os judeus, povo o do qual era oriundo. Vendo hoje, de longe, tudo o que aconteceu na história dos povos, arrisco-me a dizer – com medo de ser considerado um herege – que, infelizmente, eles não trouxeram paz nenhuma, ou pelo menos não a paz esperada.

Seus seguidores, porque cristãos-ortodoxos (tão pouco sérios quanto eu em relação ao judaísmo), me contaram que não observam o Natal em 25 de dezembro e só promovem as festividades familiares no dia de Reis. É muito mais conveniente: além de não se sentirem obrigados a enfrentar lojas caras e lotadas nas vésperas do Natal católico romano, aproveitam a calmaria pós-vendas para comprar seus presentes no início do ano pela metade do preço. Ai, Jesus.


Próximo - trecho 112

Comentários