Perdido em israel - Trecho 86
Onde anda o Hamás?
Hoje foi encontrado novo arsenal escondido em Gaza. Quantos outros haverá? Leio que há intensa movimentação de líderes do Hamás, que partem para destinos anônimos – O Qatar e a Turquia são citados, mas dos demais não se sabe. As conversações prosseguem. Adeptos de teorias da conspiração vêm, nesse burburinho, a preparação de um contra-ataque. Outros julgam que, de fato, essa liderança misteriosa em constante mutação esteja apenas mendigando novas armas e recursos para prolongar o desfecho da batalha.Daqui de longe, com o sol de volta, tenho apenas considerações práticas. Como é que os palestinos do Hamás vão de um lugar para o outro? Suas fronteiras estão fechadas com ferrolhos; não restou um aeroporto sequer naquele território. Pelo Mediterrâneo, intensamente patrulhado, não é possível ir muito longe. Perdoem-me, mas acho a questão pertinente e inexplicável. Será que os túneis do Hamas chegam até Ancara ou Doha? Ou, talvez, exista um outro Hamás? Terroristas, sabe-se, existem tanto na Cisjordânia, como, talvez, na Jordânia, na Síria e e no Líbano. Alguns estarão no Irã. De todos esses países, é possível locomover-se com tranquilidade. De Gaza, por enquanto, não.
Portanto, ou as verdadeiras lideranças de Gaza fugiram do país no mesmo dia do ataque de 7 de outubro e desfrutam do direito de ir e vir em países simpáticos à sua causa ou é tudo balela. Inclino-me a acreditar na primeira hipótese, o que significa que só restam em Gaza palestinos honestos e alguns brucutus sem poder, mas com ordens de matar os invasores – e, nesse caso, Gaza está mesmo acéfala, seus moradores abandonados e a população decente e desgovernada, não teria mais qualquer chance, nem mesmo a de render-se para estancar a carnificina.
Aqui não estou analisando, mas raciocinando como observador. Se os líderes do Hamás estão perambulando e afastados da cena do conflito, centenas de novas hipóteses parecem plausíveis. A caçada israelense, nesse caso, é vã. O Hamás, que Netanyahu quer liquidar da face da Terra, anda espalhado por desertos e cidades, tornou-se uma agulha no palheiro geral. Ou é delírio meu?
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário.