Perdido em Israel - Trecho 33

“Sou judeu e, portanto, estou absolvido!”, acreditavam os jovens delinquentes daquele grupelho, com a alma expiada em seus muitos dias de perdão e, principalmente, em tantos séculos de perseguição.
Apenas algumas horas mais tarde, grande parte daquela súcia de mentirosos, saqueadores e vândalos iriam ajoelhar-se na pista do aeroporto de Lod, beijar o chão e cumprir a missão sagrada de voltar às suas origens étnicas.
O trambiqueiro dos cartazes de Pelé, com o bolso carregado do dinheiro de incautos, era um deles, com o bolso forrado de dinheiro pouco honesto.
Aprendi, aos poucos, que a criação de um país qualquer, desde que plural e democrático, não tem nada em comum com a religião que sua população adota. (ou tem quando a fé está no comando). Com apenas 21 anos de idade, Israel tinha o que todos os estados têm: ladrões, prostitutas, cafetões e outros profissionais do tipo misturados com gente melhor estabelecida, mais trabalhadora e, naquele tempo, mais idealista.
O futuro mostrou que a diversidade (muito em voga nos dias hoje) instalou-se com vigor. Há uma imensa comunidade homossexual e ativista. Há pretos judeus (muitos deles vindos da Etiópia) e gente feliz que participa de festas rave, como aquela em que centenas de pessoas morreram, vítimas de um ataque não previsto de um grupo radical chamado Hamas.
Resolvi contar esses fatos e lembranças agora, não como uma redação daquelas que são produzidas nas escolas depois das férias. Os fatos de 54 anos atrás já pertencem à história.
Minha proposta é jogar um pouco de luz sobre a imensa confusão que se criou a partir do atentado, provocando mais uma das diversas guerras das quais Israel participou, ora como vítima, ora como agressor.
Em tempos de redes sociais muito ativas, as opiniões, os ressentimentos e, até mesmo, o próprio ódio ganham dimensão espantosa. A necessidade de produzir notícias dá espaço na mídia internacional a um sem- fim de opiniões rasas, equivocadas e torpes de parte a parte.
Ganha sentido, imediatamente, uma célebre frase.

Próximo - trecho 34

Comentários